quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Reportagem - Semana de testes na Russia - Parte 2

Parte 1: http://magiageladapatinagememportugues.blogspot.pt/2012/09/reportagem-semana-de-testes-na-russia.html
Parte 3: http://magiageladapatinagememportugues.blogspot.pt/2012/09/reportagem-semana-de-testes-na-russia_8720.html

Continuação da reportagem sobre a semana de testes na Russia

Stolbova & Klimov (pares) - Durante a apresentação do seu novo programa curto, Stolbova vestiu um arrojado catsuit em negro e Klimov usou calças pretas com um colete sem mangas (maioritamente preto com enfeites dourados) por cima de uma camisa branca. A música escolhida saíu da banda sonora do filme "Entrevista com o Vampiro". A coreografia foi construída para apelar aos góticos e misturou o tom clássico com uma atitude moderna.
Os elementos técnicos foram executados por esta ordem: salto assistido twist, espiral da morte, sequência de passos, figura de elevação difícil e com uma entrada muito arrojada, triplo toe loop lado a lado, peão lado a lado (com 3 mudanças de posição e mudança de pé), triplo flip lançado. Ao contrário de Martiusheva & Rogonov e Kavaguti & Smirnov, este par tem o esquema desenhado para ir tentar buscar uns pontos extra no salto lançado e nos saltos lado-a-lado pois terão de executar esses elementos na segunda metade do esquema. Gostei.

Ksenia Makarova (individuais femininos) - Foi uma surpresa vê-la com o cabelo preto mas está bem como sempre! Parece mais adulta e mais madura. O vestido que envergou durante a demonstração do seu novo programa livre misturava vários tons de cinzento, com predominância do escuro, e tinha uma pincelada de branco na parte da frente da saia.  A coreografia foi elaborada por Ilya Averbukh e é linda. Não sei quem é o autor da música que ela usou mas gostei bastante do tema. Parece retirado de uma banda sonora. É emocional mas também arrebatador. A coreografia que Averbukh desenhou para este programa reflecte bem as nuances da músicas e, em termos interpretativos penso que Makarova não vai ter dificuldades em expressar o tema. Este é daqueles programas em que se correr tudo bem vai deixar uma lágrima no canto do olho a alguém. Gostei. Em termos de saltos, Makarova realizou o loop, o lutz e o toe-loop. Se a nível interpretativo tudo se mostra promissor, em termos de técnicos o mesmo já não sucede. Parece-me que Makarova continua a ter os mesmos problemas ao nível da técnica de saltos especialmente no lutz, não mostrando evolução quando relembramos o que ela fez na temporada passada.

Alena Leonova (individuais femininos) - A vencedora da medalha de prata nos mundiais em 2012, apresentou o seu novo programa livre envergando uma mera roupa de treino. Ou ainda não tem os fatos novos prontos ou então prefere surpreender em competição. A música escolhida é dramática e séria. Não deu para tirar grandes conclusões pois pareceu-me que ela se resguardou e não quis mostrar a versão definitiva da sua coreografia. Apenas deu alguma ideia onde vai realizar os saltos e os peões e pouco mais. Esta pode ter sido uma questão estratégica.

Konstantin Menshov (individuais masculinos) - tal como Leonova, Menshov não abriu o jogo quanto ao fato que vai usar em competição. Na demonstração do seu novo programa curto, Menshov vestiu umas calças pretas, camisola justa de gola alta também em preto e umas luvas. Mas em termos de atitude foi muito diferente de Leonova. Konstantin Menshov atacou todos os elementos do programa como se estivesse numa competição a sério. Os saltos e os peões foram muitos bons. As sequências de passos também. Menshov aproveitou para deixar a impressão de que está em boa forma física e está pronto para discutir um lugar na futura selecação russa para 2012-2013. A música escolhida para o programa curto de Menshov já é familiar para os fãs da patinagem, principalmente para os que seguiram as competições na época passada. Trata-se de um tema da banda sonora do filme "Pina" realizado por Wim Wenders e é o mesmo que também foi utilizado pelo par alemão Savchenko & Szolkowy.

Sergei Voronov (individuais masculinos) - Mais um patinador que não quis revelar qual o fato que irá usar em competição. Voronov, tal como Menshov e Leonova, apresentou-se todo vestido de preto. O tema do seu programa curto é música tradicional russa e durante o programa Voronov tenta demonstrar a energia e a força da música. Não é uma coreografia tão original como a de Menshov mas é bastante agradável de ver. Saliento que o programa foi desenhado para ter um salto a ser executado na segunda parte do esquema para tentar angariar alguns pontos extra. Voronov não foi tão assertivo quanto Menshov e no final da sua apresentação teve alguma dificuldade em concluir o último peão e nem sequer fez uma pose final.

Maxim Kovtun (individuais masculinos) - Felizmente encontrei um video amador da demonstração que este jovem patinador fez nos testes e aqui o partilho. Faço uma menção à forma como a música foi editada. Não entendi muito bem o conceito e, apesar de achar que o potencial técnico está lá, não percebo por que raio é misturaram o clássico "As time goes by" com acordes do hino francês que se ouvem no final do esquema (???) 




Sem comentários:

Enviar um comentário