quinta-feira, 26 de março de 2015

Mundiais 2015 - Pares

CAMPEONATOS DO MUNDO DE PATINAGEM ARTÍSTICA

XANGAI (CHINA) 2015

Categoria de Pares (dias 25 e 26 de Março de 2015)

RESULTADOS FINAIS


1.ºMeagan Duhamel & Eric Radford
Canadá
221.53pts
2.ºWenjing Sui & Cong Han
China
214.12pts
3.ºQing Pang & Jian Tong
China
212.77pts
4.ºCheng Peng & Hao Zhang
China
206.63pts
5.ºYuko Kavaguti & Alexander Smirnov
Rússia
198.91pts
6.ºEvgenia Tarasova & Vladimir Morozov
Rússia
198.46pts
7.ºAlexa Scimeca & Chris Knierim
Estados Unidos
185.81pts
8.ºJulianne Séguin & Charlie Bilodeau
Canadá
178.03pts
9.ºVanessa James & Morgan Ciprés
França
177.34pts
10.ºKristina Astakhova & Alexei Rogonov
Rússia
173.58pts
11.ºValentina Marchei & Ondrej Hotarek
Itália
172.55pts
12.ºHaven Denney & Brandon Frazier
Estados Unidos
172.51pts
13.ºLubov Iliushechkina & Dylan Moscovitch
Canadá
169.91pts
14.ºNicole Della Monica & Matteo Guarise
Itália
151.77pts
15.ºMari Vartmann & Aaron Van Cleave
Alemanha
147.84pts
16.ºAmani Fancy & Christopher Boyadji
Grã-Bretanha
130.22pts
 17.ºMaria Paliakova & Nikita Bochkov
Bielorrússia
46.17pts*
 18.ºMiriam Ziegler & Severin Kiefer
Áustria
45.99pts*
 19.ºNarumi Takahashi & Ryuichi Kihara
Japão
44.54pts*

* = Pares que não se qualificaram para o programa livre; ficaram só com a nota do programa curto;



COMENTÁRIO

Duhamel & Radford (CAN) são os novos campeões do mundo


Duhamel & Radford conquistaram a sua primeira medalha de ouro nos campeonatos do mundo e devolveram ao Canadá um título que já lhe fugia há 14 anos. A última vez que o Canadá tinha celebrado a conquista de um título mundial nesta categoria foi em 2001 através da prestação do duo Salé & Pelletier.
O programa curto de Duhamel & Radford foi muito bem executado, conseguindo reunir 9.07pts só em graus de execução positivos. O triplo twist foi classificado de nível 3 mas todos os outros elementos chegaram ao nível 4. As suas médias nos segmentos dos componentes do programa foram de 8.96 na perícia, 8.68 nas transições/passos de ligação, 9.04 na performance/execução, 8.93 na coreografia e 9.04 na interpretação.
No programa livre, este par viu dois dos seus elementos técnicos serem punidos com grau de execução negativo: o quádruplo salchow lançado e o peão lado-a-lado. Mesmo com o grau de execução negativo no quádruplo salchow, eles ainda amealharam 6.43pts. Os restantes elementos beneficiaram de grau de execução positivo. A sua nota técnica de partida foi de 63.00pts mas eles conseguiram melhorá-la para 73.45pts. O triplo twist, o peão lado-a-lado e a última figura de elevação foram classificados de nível 3. As duas primeiras figuras de elevação, a espiral da morte e o peão de par foram de nível 4. Uma vantagem que este par tem em relação à maior parte dos outros é que eles arriscam elementos que têm um valor base mais elevado como é o caso do triplo lutz lado-a-lado e do triplo lutz lançado. Nos componentes do programa eles obtiveram as seguintes médias: 8.86 na perícia, 8.61 nas transições/passos de ligação, 9.00 na performance/execução, 8.96 na coreografia e 9.00 na interpretação.

Sui & Han (CHN) sagraram-se vice-campeões mundiais


Sui & Han são um par muito dinâmico e cheio de potencial e durante os campeonatos do mundo demonstraram todo o seu talento. Eles estiveram muito bem quer no programa curto quer no programa livre. 
No programa curto eles foram terceiros classificados com um programa bem executado. Todos os elementos técnicos foram classificados com o nível 4, com excepção da figura de elevação que foi de nível 3. Nos graus de execução, eles conseguiram alcançar diversos +2 e +3 na escala individual de cada juiz. Nos segmentos dos componentes do programa, as suas médias foram de 8.86 na perícia, 7.93 nas transições/passos de ligação, 8.39 na performance/execução, 8.11 na coreografia e 8.39 na interpretação.
No programa livre este par deslumbrou com uma performance sólida que lhes permitiu obter uma nota técnica de 73.92pts (superior à de Duhamel & Radford). Eles começaram o seu programa com um excelente quádruplo twist que lhes valeu 10.10pts!. Nos saltos lado-a-lado não tiveram problemas. Os dois peões e a primeira figura de elevação foram de nível 4 mas os restantes elementos foram de nível 3. As suas médias dos componentes do programa foram de 8.46 na perícia, 8.36 nas transições/passos de ligação, 8.75 na performance/execução, 8.57 na coreografia e 8.71 na interpretação. No entanto, mesmo que Sui & Han tivessem conseguido mais um ponto ou dois nos componentes, Duhamel & Radford conseguiriam a medalha de ouro à mesma devido à vantagem que traziam do programa curto.

Pang & Tong (CHN) terminaram a sua gloriosa carreira com a conquista de mais uma medalha


Pang & Tong colocaram um ponto final na sua carreira competitiva da melhor maneira: conquistando a medalha de bronze. Esta é a sua sexta medalha em mundiais, sendo que em 2006 e 2010 eles conseguiram o primeiro lugar. 
No programa curto eles foram segundos classificados com uma performance bonita que lhes rendeu as seguintes médias nos segmentos dos componentes do programa: 8.89 na perícia, 8.36 nas transições/passos de ligação, 8.75 na performance/execução, 8.57 na coreografia e 8.71 na interpretação. Tecnicamente, a sua nota de partida foi de 27.90pts e eles melhoraram-na para 36.68pts. O triplo twist, a figura de elevação e o peão foram de nível 3. A espiral da morte e a sequência de passos foram de nível 4.
O seu programa livre foi muito apelativo do ponto de vista artístico e a coreografia ajudou a realçar os pontos forte de Pang & Tong: a elegância da sua patinagem, a sua capacidade interpretativa e a ligação especial entre os dois. O seu total na nota dos componentes foi excelente: 73.61pts. As suas médias foram de 9.04 na perícia, 8.96 nas transições/passos de ligação, 9.29 na performance, 9.29 na coreografia e 9.43 na interpretação. No que diz respeito à parte técnica, a sequência inicial de duplo axel-duplo axel não foi bem realizada pois, no segundo salto, ela apenas efectuou um axel simples. Este elemento foi punido com grau de execução negativo. Eles perderam alguns pontos na nota técnica devido aos níveis: a espiral da morte apenas foi de nível 2 e o peão de par foi meramente de nível 1. A minha única crítíca à pontuação diz respeito ao facto de não ter sido aplicado grau de execução negativo no peão lado-a-lado pois houve um erro notório por parte do patinador. Independentemente de pontos e resultados, este programa livre causou impacto e com certeza que Pang & Tong deixaram saudades aos fãs de patinagem artística. 
O adeus deste par marca o fim de uma era nesta categoria. Pang & Tong são os últimos atletas que ainda estavam no activo a ainda terem competido durante o tempo do sistema de pontuação 6.0! Como os anos passam!
Pang & Tong planeiam continuar ligados à patinagem artística, nomeadamente fundando um clube de patinagem.

Peng & Zhang (CHN) ficaram à beira do pódio

Peng & Zhang tiveram uma prestação geral bastante positiva. Este par foi quinto classificado no programa curto e foi quarto classificado no programa livre.
No programa curto, todos os elementos técnicos beneficiaram de grau de execução positivo. A sequência de passos e o triplo twist foram classificados de nível 3 mas os restantes elementos alcançaram o nível 4. As suas médias nos segmentos dos componentes foram de 8.43 na perícia, 8.11 nas transições/passos de ligação, 8.39 na performance/execução, 8.36 na coreografia e 8.29 na interpretação. 
No programa livre, o único elemento que foi punido com grau de execução negativo foi o duplo axel lado-a-lado pois a patinadora falhou a recepção do salto. Um dos elementos mais vistosos do esquema foi o quádruplo twist de nível 3 que lhes rendeu 10.53pts. Os restantes elementos técnicos foram de nível 3. Nos componentes do programa, eles obtiveram 8.32 na perícia, 7.89 nas transições, 8.43 na performance/execução, 8.36 na coreografia e 8.43 na interpretação. 



Kavaguti & Smirnov tinham que fazer dois programas absolutamente limpos para poderem aspirar à medalha de ouro e com certeza sabiam que a mínima falha podia colocar tudo a perder. 
No programa curto eles ficaram em quarto lugar. O peão foi o único elemento classificado com o nível 3. Todos os outros chegaram ao nível 4. Todos os elementos receberam graus de execução positivos. As suas médias nos componentes foram de 8.57 na perícia, 8.46 nas transições/passos de ligação, 8.71 na performance/execução, 8.75 na coreografia e 8.86 na interpretação. 
O programa livre de Kavaguti & Smirnov deu nas vistas desde o início da temporada devido à sua coreografia intensa e dramática num tema clássico. Eles foram muito elogiados por causa disso. No entanto, notei que houve alguns pormenores da coreografia e da interpretação que foram modificados nesta competição. O seu coreografo é Peter Tchernyshev que na temporada passada trabalhou com a campeã olímpica Adelina Sotnikova. As suas médias nos segmentos dos componentes foram de 8.68 na perícia, 8.43 nas transições/passos de ligação, 8.46 na performance/execução, 8.86 na coreografia e 8.89 na interpretação. Yuko pareceu afectada pelos nervos ou pela ansiedade e acabou por cometer alguns erros. Ela teve uma má recepção na tentativa de quadruplo salchow lançado e caiu na recepção do triplo loop lançado. Esses dois elementos foram punidos com grau de execução negativo. A sequência de triplo toe loop-duplo toe loop também foi punida com grau de execução negativo. A espiral da morte foi de nível 1 e parece-me que lhe deveria ter sido aplicado -1 no grau de execução. O triplo twist foi de nível 3. Os restantes elementos foram de nível 4. No que respeita ao ajuizamento parece-me que o juiz que lhes atribuiu 9.25 no segmento de performance/execução não esteve bem. 
Kavaguti & Smirnov esperam poder participar no World Team Trophy 2015. No entanto, eles ainda não decidiram se terminam a carreira no final da temporada ou se arriscam ficar na competição mais um ano.

Tarasova & Morozov (RUS) estrearam-se nos mundiais seniores com sucesso


Tarasova & Morozov tiveram uma excelente estreia nos mundiais de seniores demonstrando maturidade e segurança. O seu estilo de patinagem é suave, elegante e cativante.
No programa curto, a figura de elevação e a sequência de passos foram classificadas de nível 3 e os outros elementos foram de nível 4. Nos componentes eles obtiveram 7.89 na perícia, 7.64 nas transições/passos de ligação, 7.89 na performance/execução, 7.75 na coreografia e 7.86 na interpretação. 
O seu programa livre, coreografado pelo campeão olímpico Maxim Trankov, foi patinado ao som de uma versão instrumental do tema "Hello" de Lionel Richie. As suas médias nos segmentos dos componentes foram de 7.93 na perícia, 7.71 nas transições/passos de ligação, 8.04 na performance/execução, 7.89 na coreografia e 7.82 na interpretação. No que respeita à parte técnica, todos os elementos receberam graus de execução positivos. A espiral da morte e a segunda figura de elevação foram de nível 3 e o resto foi de nível 4. 


VIDEOS

Duhamel & Radford 
Curto
Livre

Sui & Han
Curto
Livre
Curto
Livre

Peng & Zhang
Curto
Livre

Kavaguti & Smirnov
Curto
Livre

Tarasova & Morozov
Curto
Livre

Scimeca & Knierim
Curto
Livre

Seguin & Bilodeau
Curto
Livre

James & Cipres
Curto
Livre

Astakhova & Rogonov
Curto
Livre

Marchei & Hotarek
Curto
Livre

Denney & Frazier
Curto
Livre

Iliushechkina & Moscovitch
Livre

Della Monica & Guarise
Curto
Livre

Vartmann & Van Cleave
Livre

Fancy & Boyadji
Curto
Livre

Paliakova & Bochkov
Curto

Ziegler & Kiefer
Curto

Takahashi & Kihara
Curto




Sem comentários:

Enviar um comentário