segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Open do Japão 2015

No dia 3 de Outubro de 2015 realizou-se em Saitama mais uma edição da competição Open do Japão. Esta prova apenas conta com duas disciplinas: senhoras e homens. Os patinadores são divididos por três equipas: Japão, América do Norte e Europa. Cada equipa tem dois elementos por disciplina, sendo que cada um deles só pode executar um programa longo. 

Composição das equipas:
Japão: Shoma Uno, Daisuke Murakami, Mao Asada e Satoko Miyahara
América do Norte: Patrick Chan, Jeremy Abbott, Gracie Gold, Ashley Wagner
Europa: Javier Fernandez, Brian Joubert, Elizaveta Tuktamysheva, Adelina Sotnikova


RESULTADO POR EQUIPAS

1.º - Japão - 607.62 pontos
2.º - América do Norte - 545.23 pontos
3.º - Europa - 528.90 pontos


RESULTADO EM HOMENS

Esta competição foi marcada pela presença do campeão mundial 2015 Javier Fernandez e pelo retorno do patinador canadiano Patrick Chan. Todos esperavam um duelo entre esses dois patinadores mas no final quem venceu foi o jovem japonês Shoma Uno. 
Shoma Uno teve uma prestação em que nenhum dos seus elementos sofreu penalizações com grau de execução negativo. O seu esquema técnico foi bastante ambicioso nomeadamente com a colocação de uma combinação de quádruplo toe loop-duplo toe loop na segunda metade do esquema. Os plano de saltos efectuados foi o seguinte: quádruplo toe loop (10.41pts), triplo axel (10.50pts), combinação de triplo axel-triplo toe loop (14.51pts), triplo loop (6.91pts), triplo salchow (5.74pts), combinação de quádruplo toe loop-duplo toe loop (14.19pts), triplo lutz (6.80pts) e combinação de duplo axel-loop simples-triplo flip (10.71pts). Impressionante! Todos os peões foram classificados de nível 4. A sequência de passos foi de nível 3. Nos componentes Uno obteve um total de 86.00pts. Vai ser interessante acompanhar a sua evolução durante a temporada para ver se ele consegue se apresentar a este nível em outras competições nomeadamente no circuito do grande prémio.
O campeão do mundo 2015 Javier Fernandez teve de se contentar com o segundo lugar. O seu total nos componentes foi 90.64pts, ou seja, superior ao de Uno. Tecnicamente, Fernandez cometeu alguns erros: ele falhou a entrada no que era suposto ser um triplo axel e não conseguiu realizar nem sequer uma volta pelo que não recebeu qualquer ponto e caiu na tentativa de quádruplo salchow isolado (8.01pts). Os seus outros saltos foram o quádruplo toe loop (12.30pts), combinação de quádruplo salchow-triplo toe loop (17.09pts), combinação de triplo flip-loop simples-triplo salchow (11.82pts), triplo toe loop (5.43pts), combinação de triplo lutz-duplo toe loop (8.13pts) e triplo loop (6.71pts). A sequência de passos de nível 4, o primeiro peão foi de nível 3 e os dois últimos peões foram de nível 2. Se ele conseguir no futuro patinar este programa sem erros vai ser muito difícil derrotá-lo. É uma programa muito ambicioso.
O canadiano Patrick Chan decidiu regressar à competição esta temporada e demonstrou neste evento que ainda não perdeu a sua maravilhosa qualidade base de patinagem. No que diz respeito à parte técnica ainda há alguns ajustes a fazer mas o programa é bonito. Os seus saltos foram o triplo toe loop (5.10pts), o triplo axel (7.07pts com grau de execução negativo), triplo lutz (7.30pts), combinação de triplo lutz-duplo toe loop (6.83pts com grau de execução negativo), combinação de triplo flip-duplo toe loop-duplo loop (10.34pts), triplo loop (5.91pts), triplo salchow (4.14pts com grau de execução negativo) e duplo flip (2.22pts). A sequência de passos e o primeiro peão foram de nível 4. Os outros dois peões foram de nível 3. Nos componentes ele ficou com um total de 89.58pts. 
Quanto aos outros patinadores foi bom rever Jeremy Abbott e Brian Joubert por estas andanças. Joubert já abandonou a competição mas ainda vai participando em eventos por convites. O patinador francês tem trabalhado em várias digressões e espectáculos e continua a ser muito popular. Abbott anunciou que não participará nas principais competições desta temporada mas ainda não está descartada a hipótese de voltar a ser atleta a tempo inteiro. 
O japonês Daisuke Murakami teve aqui uma boa oportunidade de se mostrar à federação japonesa e testar o seu programa livre para as competições futuras. Murakami cometeu alguns erros técnicos que o fizeram ficar fora da disputa dos primeiros lugares mas o seu programa tem potencial. 


1.º - Shoma Uno (Japão) - 185.48 pontos

2.º - Javier Fernandez (Espanha) - 176.24 pontos

3.º - Patrick Chan (Canadá) - 159.14 pontos

4.º - Jeremy Abbott (Estados Unidos) - 153.72 pontos

5.º - Daisuke Murakami (Japão) - 145.77 pontos

6.º - Brian Joubert (França) - 105.51 pontos



RESULTADO EM SENHORAS


Uma das maiores atracções do Open do Japão 2015 foi a patinadora Mao Asada devido ao seu aguardado regresso à competição. A vice campeã olímpica de 2010 e detentora de três títulos mundiais não desapontou os fãs, correspondendo às melhores expectativas. A sua forma física está bastante boa para esta fase da temporada e ela aguentou bem o programa livre. Tecnicamente, todos os peões e a sequência de passos alcançaram o nível 4. Em termos de saltos, Asada efectuou por esta ordem: um triplo axel (9.50pts), uma combinação de triplo flip-duplo toe loop (7.80pts), um triplo lutz (5.90pts após aplicação de grau de execução negativo por causa da definição de entrada no salto), uma combinação de duplo axel-triplo toe loop (8.90pts), um triplo salchow (5.74pts), uma combinação de triplo flip-loop simples (6.58pts) e um triplo loop (6.71pts). A sua nota nos componentes do programa foi de 69.82pts. 
Os fãs japoneses devem ter ficado bastante contentes pois, para além do excelente regresso de Asada, puderam celebrar a boa prestação de Satoko Miyahara. A jovem de 17 anos, medalha de prata nos mundiais de 2015, terminou em segundo lugar. Todos os elementos técnicos que ela apresentou neste programa beneficiaram de grau de execução positivo. Os peões e a sequência de passos conseguiram todos o nível 4. Os saltos por si efectuados foram uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop (11.10pts), triplo loop (6.00pts), triplo flip (5.70pts), combinação de triplo lutz-duplo toe loop-duplo loop (10.41pts), combinação de duplo axel-triplo toe loop (9.26pts), triplo salchow (5.34pts) e duplo axel (4.06pts). Nos componentes ela obteve uma nota de 62.97pts.
A campeã mundial 2015 Elizaveta Tuktamysheva desta vez teve de se contentar com o terceiro lugar. Ela começou o seu programa com um triplo axel (5.50pts) mas caiu na recepção tendo o elemento sido punido com grau de execução negativo. Para além do ponto de dedução automática pela queda no axel, Tuktamysheva foi penalizada com outro ponto de dedução devido a uma queda caricata quando preparava a entrada no peão de combinação final. Em termos de saltos, para além do triplo axel, Tuktamysheva executou uma combinação de triplo lutz-duplo toe loop-duplo loop (10.20pts), um triplo flip (5.60pts), uma combinação de triplo toe loop-duplo toe loop (6.36pts), um triplo lutz isolado (7.60pts), uma sequência de triplo salchow-duplo axel (7.88pts) e um duplo axel (4.27pts). A sequência de passos foi de nível 4, o peão layback e o peão de combinação foram de nível 3. O primeiro peão foi de nível 2. Nos componentes Tuktamysheva ficou com uma nota de 65.73pts.
Quem também está oficialmente de regresso à competição é a campeã olímpica de 2014 Adelina Sotnikova. Ainda há muito trabalho a fazer para voltar à sua melhor forma mas este foi um passo importante no seu regresso. No que diz respeito a saltos Sotnikova apresentou um triplo lutz (6.20pts mas com dúvidas sobre a definição na entrada), um triplo flip (6.60pts), um loop simples (0.36pts com aplicação de grau de execução negativo), combinação de duplo axel-duplo toe loop (4.20pts com grau de execução negativo), um triplo toe loop (5.63pts), uma combinação de triplo salchow-duplo toe loop (6.27pts) e um duplo axel (3.84pts). O primeiro e o último peão foram de nível 4 e o peão layback foi de nível 3. A sequência de passos também foi de nível 3. Nos componentes do programa a sua nota total foi de 66.11pts. 
Ashley Wagner dos Estados Unidos decidiu manter o mesmo programa livre que apresentou na temporada passada. A sua bonita presença em pista e carisma fazem dela a patinadora americana mais popular mas neste evento ela acabou por cometer alguns erros técnicos que a fizeram ficar na quinta posição. O seu plano de saltos foi o seguinte: duplo axel (3.80pts), combinação de triplo flip-triplo toe loop (7.80pts com grau de execução negativo), combinação de duplo axel-duplo toe loop (4.60pts), combinação de triplo loop-loop simples-triplo salchow (7.47pts com queda e grau de execução negativo), triplo flip (6.43pts), triplo loop (5.61pts) e triplo lutz (5.40pts com má definição de entrada e grau de execução negativo). O primeiro peão foi de nivel 3 e os outros dois foram de nível 2. A sequência de passos foi de nível 3. O seu total nos componentes do programa foi de 62.67pts.
Gracie Gold dos Estados Unidos terminou na sexta e última posição. Pelos videos e imagens que vi desta patinadora no Open do Japão, deu-me a sensação que ela não estava concentrada a 100% nesta prova. Foi como se tivesse ido só cumprir calendário. No que diz respeito à sua prestação técnica, Gold caiu na combinação inicial de triplo lutz-triplo toe loop (6.90pts) e na combinação de duplo axel-triplo toe loop (6.26pts). Essas duas combinações foram punidas com grau de execução negativo. Os seus outros saltos foram o triplo loop (6.10pts), o duplo axel (3.94pts), flip simples (0.51pts com grau de execução negativo), triplo lutz (7.00pts) e duplo salchow (1.43pts). O peões foram todos de nível 3 e a sequência de passo foi de nível 4. A sua nota total nos componentes do programa foi de 64.96pts. 


1.º - Mao Asada (Japão) - 141.70 pontos

2.º - Satoko Miyahara (Japão) - 134.67 pontos

3.º - Elizaveta Tuktamysheva (Rússia) - 128.34 pontos 

4.º - Adelina Sotnikova (Rússia) - 118.81 pontos

5.º - Ashley Wagner (Estados Unidos) 117.84 pontos

6.º - Gracie Gold (Estados Unidos) - 114.53 pontos









Sem comentários:

Enviar um comentário