terça-feira, 24 de novembro de 2015

GP Taça Rostelecom Russia 2015 - Senhoras

TAÇA ROSTELECOM RÚSSIA 2015 
Moscovo, entre os dias 19 e 22 de Novembro

Da esquerda para a direita: Evgenia Medvedeva, Elena Radionova e Adelina Sotnikova

A competição de senhoras foi bastante empolgante na Taça Rostelecom Rússia 2015, correspondente ao quinto grande prémio do circuito 2015/2016. Elena Radionova, Evgenia Medvedeva e Adelina Sotnikova foram as três patinadoras russas em prova e tinham uma pressão enorme sobre os ombros por estarem a patinar em casa e com a exigência elevada dos seus compatriotas. Rika Hongo foi a líder das japonesas e aquela que tinha um maior interesse em tentar ficar no pódio devido à recolha de pontos para a qualificação para a final do grande prémio. Polina Edmunds foi a esperança americana para esta prova. 
Elena Radionova fez um excelente arranque na competição conseguindo uma marca de 71.79pts, sendo que essa nota é a melhor que conseguiu num programa curto até este momento da sua carreira. Em termos de saltos, a combinação por ela apresentada foi de triplo lutz-triplo toe loop (10.70pts). Na segunda metade do esquema, Radionova apresentou um triplo loop (6.41pts) e um duplo axel (3.93pts). Todos os peões foram de nível 4 e acrescentaram mais 12.11pts. A sequência de passos alcançou o nível 4 e rendeu-lhe 5.30pts. As suas médias nos componentes do programa foram de 8.36 na perícia, 8.18 nas transições/passos de ligação, 8.32 na performance/execução, 8.32 na coreografia/composição e 8.50 na interpretação. 
No programa livre quase tudo correu bem a Radionova. O seu erro mais grave ocorreu no triplo flip isolado (que foi o segundo elemento) pois houve alguma indefinição na marcação da entrada no salto. Por causa disso foi aplicada uma penalização de -0.10 sobre o valor base de 5.30pts. Esse foi o único elemento punido com grau de execução negativo. Os seus outros saltos foram a combinação de triplo lutz-triplo toe loop (10.60pts), um triplo lutz (6.70pts), uma combinação de triplo loop-loop simples-triplo salchow (11.40pts), um duplo axel (4.06pts), uma combinação de triplo loop-duplo toe loop (7.54pts) e outro duplo axel (4.06pts). A sequência de passos (5.30pts) e todos os peões (12.49pts). Na sequência coreográfica ela obteve mais 3.40pts. Nos componentes do programa livre, as suas médias foram de 8.57 na perícia, 8.46 nas transições/passos de ligação, 8.75 na performance/execução, 8.57 na coreografia/composição e 8.64 na interpretação. Tal como ocorreu no curto, Radionova conseguiu a sua melhor nota da carreira em termos de programa livre e, consequentemente, o seu melhor total até agora. No entanto, Radionova foi segunda no programa livre atrás da sua compatriota Medvedeva. Graças à vantagem pontual que trazia do programa curto, Radionova logrou obter a medalha de ouro. Elena brilhou não só na técnica como também na parte artística mas a sua selecção musical para o programa livre não é muito do meu agrado pessoal. Não sei se se passa o mesmo convosco mas acho a canção "My Heart Will Go On" irritante. Também não gostei de no final do programa se ouvirem frases dos personagens Jack/Rose do filme "Titanic". Acho um bocado dramático demais para uma jovem tão cheia de vivacidade. Ainda por cima na gala, Radionova patinou ao som de "I Will Always Love You" de Whitney Houston... 
Evgenia Medvedeva teve os melhores programas em termos coreográficos. A magia especial que Ilya Averbukh consegue imprimir nos programas que idealiza voltou a fazer-se sentir em Medvedeva. Boas músicas, elementos bem integrados, boa expressão... Medvedeva está apenas na sua primeira época sénior mas já demonstra alguma maturidade artística. Veremos como é que ela evoluirá ao longo dos tempos. Com a medalha de prata conquistada nesta prova, Medvedeva assegurou a qualificação para a final do circuito do grande prémio.  No programa curto, esta atleta foi terceira classificada devido a ter cometido um erro inesperado. Todo o programa estava a correr bem até que ela caiu com estrondo na recepção do triplo flip. Foi automaticamente aplicado um ponto de dedução pela queda. Ao valor base de 5.83 foram retirados 2.10pts devido ao grau de execução negativo. Ainda por cima estava planeado que o flip seria colocado em combinação com um triplo toe loop. Medvedeva não se deixou intimidar e acabou por improvisar uma combinação mais à frente com um triplo loop-triplo toe loop (11.14pts) de boa qualidade. Ela também executou o duplo axel (4.27pts). Todos os saltos foram realizados na segunda metade do esquema para obter pontuação bónus no valor base. A sequência de passos (5.10pts) e todos os peões (12.26pts) alcançaram a classificação de nível 4. Nos segmentos dos componentes do programa, Medvedeva obteve 7.89 na perícia, 7.75 nas transições/passos de ligação, 7.93 na performance/execução, 7.89 na coreografia/composição e 7.96 na interpretação. No programa livre Medvedeva foi primeira classificada. Esta patinadora começou o programa livre de forma forte com uma combinação de triplo flip-triplo toe loop (11.00pts), um triplo lutz (7.40pts), um peão de combinação com entrada saltada de nível 4 (4.50pts) e uma sequência de passos de nível 4 (5.50pts). O final da sequência de passos marcou o início da segunda metade do esquema onde Medvedeva apresentou um triplo flip isolado (6.93pts), um triplo loop (6.61pts), uma combinação de duplo axel-duplo toe loop-duplo toe loop (6.78pts), uma combinação de triplo salchow-triplo toe loop (9.87pts), um duplo axel (2.70pts), a sequência coreográfica (2.70pts), um peão de combinação de nível 4 (4.36pts) e um peão layback de nível 4 (3.77pts). O duplo axel isolado, último salto do programa, ficou marcado por uma má recepção por parte da patinadora e, por isso, ela perdeu 0.93 do valor base de 3.63pts, devido ao grau de execução negativo. As suas médias dos componentes do programa foram de 8.32 na perícia, 8.25 nas transições/passos de ligação, 8.54 na performance/execução, 8.61 na coreografia/composição e 8.54 na interpretação. 
Adelina Sotnikova ficou contente com a conquista da medalha de bronze neste seu regresso ao circuito do grande prémio, após uma época de ausência devido a lesão. A campeã olímpica de 2014 ainda não está na sua melhor forma física mas este foi um passo gigante para o seu regresso pleno. Com certeza que os seus níveis de confiança também terão melhorado após esta prestação. Adelina foi quarta no programa curto e no livre foi terceira. No programa curto, ela começou por executar uma combinação de triplo toe loop-duplo toe loop mas estava previsto que o segundo salto também fosse triplo. Graças à boa execução, ela conseguiu amealhar 7.00pts nesse elemento.  O triplo flip foi o segundo elemento e arrecadou 6.00pts. O duplo axel foi executado na segunda metade do esquema e rendeu-lhe 3.70pts. No que diz respeito aos peões, o primeiro e o último foram de nível 4 e o layback foi de nível. O total de pontos nos peões foi de 11.74pts. A sequência de passos foi de nível 3 (3.87pts). Nos segmentos dos componentes do programa, Sotnikova recebeu médias de 8.25 na perícia, 8.07 nas transições/passos de ligação, 8.25 na performance/execução, 8.46 na coreografia/composição e 8.43 na interpretação. No programa livre, três dos seus elementos foram penalizados com grau de execução negativo: a combinação de triplo lutz-triplo toe loop (3.60pts), a combinação de duplo axel-triplo toe loop (4.13pts) e o duplo axel isolado (2.13pts). Na combinação de lutz-toe loop, a definição de entrada no primeiro salto foi claramente incorrecta e além disso faltaram dois quartos de volta na terceira rotação do toe loop. Na combinação duplo axel-triplo toe loop também faltaram dois quartos de volta na terceira rotação do toe loop. No duplo axel isolado mesmo no fim de esquema, Adelina caiu. Foi ainda aplicado um ponto automático de dedução pela queda. Houve um outro erro visível no programa que ocorreu naquela que era suposto ser uma combinação de triplo flip-duplo toe loop mas que Sotnikova acabou apenas por executar duplo flip-toe loop simples (2.53pts). Essa combinação não teve grau de execução negativo mas não era isso que Sotnikova tinha planeado fazer. O triplo flip (6.70pts), o triplo loop (6.40pts) e triplo salchow (5.24pts) receberam grau de execução positivo. O primeiro peão foi de nível 3 e os restantes foram de nível 4 para um total de 11.62pts. Na sequência de passos (nível 4) ela obteve 5.50pts e na sequência coreográfica amealhou mais 3.40pts. As suas médias nos componentes do programa foram de 8.61 na perícia, 8.39 nas transições/passos de ligação, 8.57 na performance/execução, 8.86 na coreografia/composição e 8.93 na interpretação. Houve um juiz que na sua escala individual lhe atribuiu 9.25 no segmento de performance/execução... Achei isso um pouco exagerado. 
Polina Edmunds terminou na quarta posição final. Edmunds é uma patinadora muito elegante, quase tão alta como Carolina Kostner, e que tem uma presença bonita em pista. No entanto, continua com a sensação que falta algo nas suas prestações. Talvez a demonstração de um pouco mais de energia e personalidade durante a interpretação dos programas. Isso iria beneficiá-la em alguns dos segmentos dos componentes. No programa curto as suas médias foram de 7.64 na perícia, 7.39 nas transições/passos de ligação, 7.57 na performance/execução, 7.61 na coreografia/composição e 7.46 na interpretação. No programa livre as suas médias nos segmentos dos componentes foram de 7.68 na perícia, 7.32 nas transições/passos de ligação, 7.68 na performance/execução, 7.64 na coreografia/composição e 7.64 na interpretação. 
No programa curto, Edmunds obteve grau de execução positivo em todos os elementos. Os seus saltos foram a combinação de triplo lutz-triplo toe loop (10.90pts), triplo flip (5.70pts) e o duplo axel (3.84pts). O axel foi o penúltimo elemento no esquema. Todos os peões foram de nível 4 (10.91pts). A sequência de passos foi de nível 3 (3.80pts). 
No programa livre, Edmunds teve alguns problemas nos saltos e três dos elementos sofreram grau de execução negativo. Na combinação de triplo flip-meio loop-triplo salchow (5.80pts) ela não conseguiu completar efectivamente a terceira rotação em ambos os saltos. O elemento perdeu 1.50pts do valor base de 7.30pts. No triplo flip isolado (2.57pts) perdeu 1.50pts do valor base de 4.07pts. A combinação de triplo loop-duplo toe loop (4.79pts) foi penalizado em 0.60pts do valor base de 5.39pts, pois no loop faltou um pouco para que a terceira rotação fosse mesmo completa. Os saltos que receberam grau de execução positivo foram a combinação de triplo lutz-triplo toe loop (10.80pts), triplo loop (6.21pts), duplo axel (4.06pts) e duplo axel (3.99pts). Os peões foram todos de nível 4 (12.19pts) e a sequência de passos foi de nível 3 (3.87pts). Na sequência coreográfica ela arrecadou mais 2.90pts. 
Rika Hongo teve uma prestação mais discreta neste evento depois de ter conseguido a medalha de prata na Taça da China e de se encontrar numa boa posição para tentar a qualificação para a final. Com este resultado torna-se matematicamente muito difícil pensar que Hongo conseguirá estar presente na Final do Grande Prémio em Dezembro. 

Videos da competição

Programa curto

Radionova - 71.79pts

Chartrand - 67.38pts

Medvedeva - 67.03pts

Sotnikova - 65.48pts

Edmunds - 65.29pts

Hongo - 63.45pts

Helgesson - 56.85pts

Rodeghiero - 56.85pts

Nagai - 53.19pts

Kato - 50.26pts

Miller - 47.98pts
Grm - 44.72pts

Videos do programa livre

Medvedeva - 139.73pts

Radionova - 139.53pts

Sotnikova - 119.63pts

Edmunds - 117.91pts

Hongo - 115.67pts

Chartrand - 106.04pts

Kato - 105.30pts

Helgesson - 100.69pts

Miller - 97.23pts

Resultado final





Sem comentários:

Enviar um comentário