sábado, 12 de novembro de 2016

GP Taça Rostelecom 2016 - Pares

GP Taça Rostelecom 2016


Em Moscovo (Rússia)

Nos dias 04 e 05 de Novembro


Análise



Aliona Savchenko & Bruno Massot venceram a medalha de ouro com cerca de dez pontos de vantagem sobre o par Natalia Zabiiako & Alexander Enbert que terminaram na segunda posição. A medalha de bronze acabou nas mãos de Kristina Astakhova & Alexey Rogonov. Os italianos Valentina Marchei & Ondrej Hotarek tiveram uma boa prestação apesar de alguns erros. Julianne Séguin & Charlie Bilodeau ficaram uns furos abaixo do esperado. Toda a gente estava na expectativa deles ficarem com uma medalha mas isso não aconteceu. A competição também ficou marcada pela ausência dos vice-campeões olímpicos Ksenia Stolbova & Fedor Klimov que tiveram de desistir antecipadamente devido a lesão.

Aliona Savchenko & Bruno Massot entraram na competição como os grandes favoritos à vitória mas no programa curto tiveram de contentar-se com a segunda posição e uma nota de 69.51pts. Não é que seja uma má nota só que eles estavam à espera de muito mais. O principal erro cometido durante o esquema ocorreu no triplo salchow lado-a-lado em que ambos caíram na recepção. As quedas foram imediatamente punidas com duas deduções automáticas no valor de dois pontos. O elemento também foi penalizado em sede de grau de execução e só conseguiu 2.30pts. As quedas podem ter sido provocadas pelo mau eixo de rotação nos saltos mas o caricato é que ambos iam em sintonia com o eixo de rotação inclinado demais. Até nesse erro eles estavam em sintonia. O outro erro que os prejudicou ocorreu na tentativa de triplo axel lançado (6.13pts) que foi penalizado com grau de execução negativo. Na figura de elevação (6.40pts) do grupo 5 de dificuldade não lhes rendeu tantos pontos como eles estariam à espera pois foi marcada com um B, que é equivalente a básico. Isto fez com que o valor base desse elemento fosse mais baixo em cerca de dois pontos do que uma figura do mesmo grupo de dificuldade mas de nível 4. A sequência de passos (5.20pts) e o peão (4.50pts) foram classificados com o nível 4 que é o máximo. A espiral da morte (4.50pts) foi de nível 3 e o triplo twist (7.70pts) foi de nível 2. O triplo twist é feito por este par de uma maneira espetacular. Ela parece que fica a flutuar no ar antes de ser apanhada por Bruno. É um elemento deveras impressionante. Os erros afectaram um pouco as suas médias nos componentes que se fixaram em 8.71 na perícia, 8.61 nas transições, 8.61 na performance, 8.79 na composição e 8.75 na interpretação da música/timing.

No programa livre, Aliona e Bruno conquistaram uma nota de 138.38pts e ficaram na primeira posição. O programa é impressionante e tem imenso potencial mas aqui na Taça Rostelecom eles tiveram alguns problemas com a execução de certos elementos. A combinação de triplo salchow-duplo toe loop-toe loop simples perdeu 1.30pts do valor base de 6.10pts. O plano era de fazer triplo-duplo-duplo. O axel lançado era suposto ter sido triplo mas ficou-se pelas duas voltas e meia, tendo sido penalizado em 1.30pts do valor base de 4.00pts. A maior erro ocorreu mesmo no final do programa quando Aliona caiu na recepção do quádruplo salchow lançado (5.20pts). A queda custou-lhes uma dedução automática de um ponto. Os restantes elementos conseguiram grau de execução positivo. A espiral da morte (5.60pts), os peões (9.72pts) e as figuras de elevação (23.74pts) atingiram o nível 4. O triplo twist foi de nível 2 e recebeu 7.90pts. O triplo toe loop lado-a-lado ficou com 5.40pts. Na sequência coreográfica eles amealharam 3.40pts. No que diz respeito aos segmentos que compõem a segunda nota, as suas médias foram as seguintes: 8.96 na perícia, 8.75 nas transições, 8.68 na performance, 9.00 na composição e 8.93 na interpretação da música.

Natalia Zabiiako & Alexander Enbert surpreenderam muita gente com a sua prestação nesta competição. O par russo passou um mau bocado devido a uma lesão que afectou Natalia mas agora parecem estar bem e em forma.

No programa curto, Zabiiako e Enbert conquistaram a liderança com 69.76pts. Com um visual a fazer lembrar personagens de contos de fadas, eles deram nas vistas com as linhas limpas e bem definidas. O triplo toe loop lado-a-lado foi pontuado com 4.60pts. O triplo loop lançado recebeu 5.70pts. O peão (3.79pts), a sequência de passos (4.80pts) e a figura de elevação do grupo 5 de dificuldade (8.50pts) preencheram os requisitos necessários para o nível 4. A espiral da morte (4.00pts) foi de nível 3 e o triplo twist (6.90pts) foi de nível 2. As médias obtidas por este par nos segmentos dos componentes foram de 7.96 na perícia, 7.61 nas transições, 8.07 na performance, 7.86 na composição e 7.82 na interpretação da música.

O programa livre de Zabiiako & Enbert ficou com 128.01pts. Eles não tiveram nenhum elemento punido com grau de execução negativo mas ficaram sem um elemento. O suposto triplo salchow lado-a-lado não lhes correu bem. Alexander fez uma má recepção no salto que foi marcada como queda e punida com uma dedução automática de um ponto. Natalia apenas efectuou um salto simples pelo que o elemento não foi considerado. Quanto aos restantes elementos as coisas até correram bem. Na combinação de triplo toe loop-duplo toe loop-duplo loop recebeu 8.00pts. Como saltos lançados eles realizaram um duplo axel (4.60pts) e um triplo loop (6.40pts). O peão em paralelo foi de nível 4 e obteve 4.00pts enquanto o peão de par foi de nível 3 e ficou com 4.36pts. As figuras de elevação atingiram todas o nível 4 e totalizaram 22.47pts. O triplo twist (7.20pts) e a espiral da morte (4.20pts) foram de nível 2. Na sequência coreográfica obtiveram 2.70pts. Como médias nos segmentos dos componentes, os valores foram de 8.25 na perícia, 7.96 nas transições, 8.11 na performance, 8.21 na composição e 8.14 na interpretação da música.

Kristina Astakhova e Alexey Rogonov são um bom par mas têm que resolver rapidamente o problema dos saltos lado-a-lado. Eles têm andado a testar alternativas mas está na hora de estabilizar. No programa curto eles ficaram em quarto lugar com uma nota de 65.51pts. O triplo salchow lado-a-lado foi o único elemento punido com grau de execução negativo. O triplo flip lançado recebeu 6.40pts. A figura de elevação do grupo 5 de dificuldade (8.70pts), a espiral da morte (4.70pts) e o peão (3.93pts) preencheram os critérios necessários para o nível 4. O triplo twist (6.80pts) e a sequência de passos (3.17pts) foram meramente de nível 2. O painel de juízes foi muito consistente nas notas que lhes marcaram em todos os segmentos e as suas médias acabaram por ficar em 7.64 na perícia, 7.36 nas transições, 7.71 na performance, 7.71 na composição e 7.71 na interpretação da música.

No programa livre Kristina e Alexey ficaram em terceiro lugar com uma pontuação de 123.23pts. Os saltos lado-a-lado voltaram a ser um problema e foram ambos punidos com grau de execução negativo. Os saltos deles foram cotados como triplo loop (3.70pts) e combinação de duplo salchow-duplo toe loop (2.29pts). Como saltos lançados, este par realizou um triplo flip (6.40pts) e um triplo loop (6.00pts). O triplo twist (7.00pts) e a espiral da morte (4.40pts) foram classificados com o nível 3. Os dois peões atingiram o nível 4 e totalizaram 8.42pts. A primeira e a segunda figuras de elevação foram do grupo 5 de dificuldade e foram classificadas com o nível 4. A terceira figura de elevação perdeu o nível 4 quando a patinadora não conseguiu agarrar a lâmina do patim durante a execução da figura. Isso fez com que a figura acabasse por ficar com nível 3. Ao não conseguir agarrar o patim é como se a figura que foi proposta apresentar não tivesse tantas variações pelo que isso afectou o nível mas não necessariamente a execução. O total obtido nas figuras de elevação foi de 19.64pts. Na sequência coreográfica arrecadaram 3.10pts. Nos segmentos dos componentes, as suas médias fixaram-se em 7.71 na perícia, 7.50 nas transições, 7.86 na performance, 7.96 na composição e 7.89 na interpretação da música.



Os italianos Marchei & Hotarek desperdiçaram a hipótese de ficar no pódio devido aos erros cometidos no início do programa livre, nomeadamente com uma queda na saída do triplo twist.

Séguin & Bilodeau hipotecaram as suas hipóteses logo no programa curto com erros no salto lançado e no salto lado-a-lado.



Vídeos

Savchenko & Massot
Programa curto

Programa livre


Zabiiako & Enbert
Programa curto

Programa livre


Astakhova & Rogonov
Programa curto

Programa livre


Marchei & Hotarek
Programa curto

Programa livre


Séguin & Bilodeau
Programa curto

Programa livre


Ruest & Wolfe
Programa curto

Programa livre


Efimova & Korovin
Programa curto

Programa livre


Butkute & Ermolaev
Programa curto

Programa livre


Resultado final



Sem comentários:

Enviar um comentário