sábado, 10 de março de 2018

Mundiais Juniores 2018 - Dança

Mundiais Juniores 2018


Sofia, Bulgária




Categoria de Dança

A competição de dança foi ganha pelo par russo composto por Anastasia Skoptcova e Kirill Aleshin. A medalha de prata ficou nas mãos de Christina Carreira e Anthony Ponomarenko (Estados Unidos) enquanto a medalha de bronze foi assegurada por Arina Ushakova & Maxim Nekrason (Rússia).

Anastasia Skoptcova & Kirill Aleshin venceram o título mundial com uma grande margem de pontos para os segundos classificados. Eles dominaram quer a dança curta como a livre. 
Na dança curta, Anastasia e Kirill conseguiram uma pontuação de 66.44pts, tendo todos os elementos beneficiado de grau de execução positivo. A figura de elevação (5.96pts), os twizzles (7.97pts) e a segunda sequência obrigatória de Cha Cha (6.11pts) cumpriram os requisitos exigidos para o nível 4. A sequência de passos em que os patinadores não se tocam (9.30pts) e a primeira sequência obrigatória de Cha Cha (5.34pts) foram classificadas com o nível 3. Nos segmentos dos componentes, as médias apuradas foram de 7.93 na perícia, 7.64 nas transições, 8.14 na performance, 8.00 na composição e 8.00 na interpretação da música. Nesta dança eu gostei bastante da forma como a figura de elevação em curva foi integrada na coreografia. Quase que nem se dava conta que estava a ser realizado um elemento técnico pois resultou tudo com muita fluidez quer nos movimentos quer no deslizar de ambos os patinadores. Também apreciei especialmente a primeira sequência dos twizzles pois eles entraram para o elemento numa curva difícil e a rodar para trás. Apesar da dificuldade eles conseguiram manter o sincronismo. Quanto às sequências obrigatórias de Cha Cha, este par teve um problema de timing no ponto-chave inicial da primeira sequência mas acertou nos outros todos. 
Na dança livre a sua nota foi de 88.71pts, tendo todos os elementos técnicos conseguido grau de execução positivo. Os elementos classificados com o nível 4 foram os seguintes: as duas figuras de elevação (11.83pts), o peão (6.89pts) e os twizzles (7.97pts). A sequência de passos em serpentina foi o único elemento de nível 3 e pontuou 9.30pts. Como elementos coreográficos, este par apresentou um peão (2.30pts) e uma elevação (2.20pts). As médias apuradas nos segmentos dos componentes que fazem parte da segunda nota fixaram-se em 8.04 na perícia, 7.96 nas transições, 8.14 na performance, 8.00 na composição e 8.04 na interpretação da música. A dança livre foi boa mas parece-me que ela foi a estrela do par. Kirill é muito sólido tecnicamente mas poderia trabalhar mais na expressão. 
Esta foi uma excelente temporada para Anastasia e Kirill pois garantiram quatro medalhas de ouro nas cinco competições internacionais em que participaram. Ainda por cima venceram os títulos mais cobiçados - a final do circuito do grande prémio júnior e o título mundial. Acredito que na próxima temporada vamos ver este par estrear-se no escalão sénior e não é de excluir a ideia de que possam ter pelo menos uma vaga no circuito do grande prémio.

Christina Carreira & Anthony Ponomarenko patinam juntos há quatro temporadas e já contam com alguma experiência internacional. Na temporada passada ficaram com a medalha de bronze nos mundiais juniores e esta época conseguiram a medalha de prata. Quem sabe se no próximo ano não ficarão com o ouro? 
O par treinado por Igor Shpilband terminou aqui a dança curta com uma nota de 60.85pts. Esta pontuação apenas lhe permitiu ficar no sexto lugar nessa fase da competição. O esquema começou lindamente com as duas sequências obrigatórias de Cha Cha (total de 12.22pts) a serem classificadas com o nível 4, sendo que o par conseguiu sucesso na marcação de todos os pontos-chave. A primeira sequência foi particularmente bem sucedida na forma como foi integrada na música e isso valorizou os segmentos de performance e interpretação da música. A figura de elevação foi o terceiro elemento do programa e também alcançou o nível 4, tendo obtido 5.96pts. Infelizmente, Anthony teve problemas na execução da segunda parte dos twizzles e o elemento teve de ser punido com grau de execução negativo. Os twizzles apenas chegaram para o nível 1, que é o básico, e o valor base foi fixado em 3.10pts. Do valor base foram retirados 0.36 devido ao grau de execução negativo. A sequência de passos em que os patinadores não se tocam foi o elemento final, tendo sido classificada com o nível 3 e recebido 8.83pts. As médias nos segmentos dos componentes foram de 7.64 na perícia, 7.68 nas transições, 7.71 na performance, 7.93 na composição e 7.93 na interpretação da música. 
Christina e Anthony protagonizaram uma excelente remontada na dança livre onde obtiveram uma nota de 86.83pts que os colocou na segunda posição. Eles começaram o programa com muita força ao efectuar uma figura de elevação (5.87pts) e uns excelentes twizzles (8.06pts) ambos de nível 4. Seguiu-se a sequência de passos circular que foi classificada com o nível 3 e obteve 9.30pts. A primeira parte do peão (4.63pts) foi um pouquinho problemática e isso custou-lhe alguns pontos no valor base devido ao nível ter sido fixado em 2. O quinto elemento do esquema foi outra figura de elevação que também conseguiu o nível 4 e recebeu 5.70pts. Os elementos coreográficos efectuados foram uma elevação (2.20pts) e um peão (2.60pts). As médias nos segmentos dos componentes foram boas para este escalão e fixaram-se em 7.96 na perícia, 7.93 nas transições, 8.18 na performance, 8.21 na composição e 8.11 na interpretação da música. 
Eu penso que Christina e Anthony estão muito bem emparelhados e formam uma parceria harmoniosa e com muito boa química. Eles têm uma excelente margem de progressão. Claro que há muitos pormenores a afinar nomeadamente nas linhas das ancas mas eles parecem-me estar praticamente ao mesmo nível no que diz respeito à técnica base. Isso é meio caminho andado para conseguir evoluir favoravelmente. 

Arina Ushakova & Maxim Nekrasov, que treinam em Odintsovo sob a tutela de Alexei Gorshkov, ficaram em terceiro lugar em ambas as fases da competição. Arina e Maxim falharam a medalha de prata por uns meros 0.8pts. 
Na dança curta este par russo obteve uma nota de 61.29pts. Os elementos que classificados com o nível 4 foram a figura de elevação (5.61pts) e os twizzles (7.97pts). As duas sequências obrigatórias de Cha Cha (total de 10.09pts) e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam (8.51pts) foram de nível 3. Quanto à primeira sequência de Cha Cha houve um problema de timing no ponto-chave inicial. Na segunda sequência de Cha Cha eles falharam o último ponto-chave. Nos segmentos dos componentes que compõem a segunda nota, as médias apuradas foram as seguintes: 7.32 na perícia, 7.14 nas transições, 7.39 na performance, 7.36 na composição e 7.18 na interpretação da música. Nesta dança curta salienta-se a velocidade de execução durante todo o esquema e a facilidade na difícil figura de elevação que apresentaram. No entanto, eu não apreciei os primeiros momentos da coreografia. A vontade de mostrar dinâmica foi muito forte mas as linhas corporais da patinadora podiam ter sido melhores. 
A dança livre teve como tema "Be Italian" do filme "Nine" e conseguiu uma pontuação de 85.59pts. Eles já tinham obtido uma nota melhor esta temporada durante o Grande Prémio Júnior de Egna onde conseguiram 87.94pts. Em termos técnicos, o peão (6.80pts), os twizzles (8.23pts) e as figuras de elevação (total de 11.83pts) foram de nível 4. Eles tinham a expectativa de conseguir o nível 3 na sequência de passos em serpentina (7.01pts) mas o elemento apenas foi de nível 2. Este pequeno grande pormenor fez a diferença entre a medalha de prata e a medalha de bronze. As figuras coreográficas apresentadas foram um peão (2.20pts) e uma elevação (2.90pts). Quanto à segunda nota, as médias nos segmentos dos componentes foram de 7.54 na perícia, 7.46 nas transições, 7.96 na performance, 7.96 na composição e 7.93 na interpretação da música. 
A dança livre de Arina e Maxim foi das mais faladas e apreciadas no circuito júnior desta temporada. Ambos têm um brilho especial e conseguem projectar uma enorme energia desde o início até ao fim do programa. A figura de elevação coreográfica foi originalíssima e excelente e algumas das transições foram muito difíceis. Espero que os responsáveis da federação russa apostem neste par e lhe facultem boas condições de treino pois há aqui um potencial enorme. 

O par Marjorie Lajoie & Zachary Lagha (Canadá) ficou à beira do pódio. A diferença entre o 4.º lugar e a medalha de bronze foi meramente de 0.66pts! Foi uma luta mesmo renhida.
Marjorie e Zachary tiveram uma boa temporada e chegaram mesmo a vencer o grande prémio junior que se realizou na Croácia. Este par já conta com alguma experiência visto que competem juntos desde a temporada 2011/2012 e participam no circuito do grande prémio júnior desde 2015/2016.
Marjorie e Zachary concluíram a dança curta na segunda posição graças a uma nota de 62.39pts. Os twizzles (6.94pts), a figura de elevação (5.70pts) e a primeira sequência obrigatória de Cha Cha (5.69pts) foram classificados com o nível 4. A sequência de passos em que os patinadores não se tocam (8.99pts) e a segunda sequência obrigatória de Cha Cha (5.26pts) foram de nível 3. Quanto aos pontos-chave no Cha Cha, eles falharam o último da segunda sequência. Nos segmentos dos componentes as médias apuradas foram de 7.43 na perícia, 7.36 nas transições, 7.61 na performance, 7.36 na composição e 7.50 na interpretação da música. Para mim, o grande destaque na dança curta foi o encaixe dos passos obrigatórios de Cha Cha na batida da música. As duas sequências foram muito bem integradas. Houve algum risco na construção do programa pois, como a batida da música era bem perceptível, qualquer erro de timing fica imediatamente exposto a "olho nu".
O par canadiano terminou a dança livre na quinta posição depois de obter uma nota de 83.83pts. Eles conseguiram amealhar graus de execução positivos em todos os elementos mas simplesmente não foi suficiente. O peão (6.89pts), os twizzles (7.97pts) e as figuras de elevação (total de 11.48pts) atingiram o nível 4. No entanto, a sequência de passos em círculo ficou-se pelo nível 2 e recebeu 6.86pts. Como elementos coreográficos este par apresentou uma figura de elevação (2.30pts) e um twizzle (2.00pts). No que diz respeito à segunda nota, as médias fixaram-se em 7.68 na perícia, 7.57 nas transições, 7.79 na composição, 7.71 na composição e 7.86 na interpretação da música. O juiz espanhol David Muñoz foi o mais rigoroso na marcação das notas pois só lhes atribuiu 6.75 nas transições, 6.25 na performance e 6.50 na interpretação da música. Penso que essas notas foram um pouco injustas mas a intervenção de David Muñoz por si só acabou por não ter grande influência no resultado final.

Os russos Sofia Shevchenko & Igor Eremenko eram favoritos à conquista de uma medalha depois de terem obtido bons resultados durante toda a temporada. Sofia e Igor conseguiram a medalha de ouro no grande prémio júnior da Letónia, na competição júnior no Minsk-Arena Ice Star e na Taça Volvo para além da medalha de prata no grande prémio que decorreu na Croácia. As coisas acabaram por não correr como esperado e eles terminaram na quinta posição final nos mundiais. Sofia e Igor ficaram a cerca de um ponto de distância da medalha de bronze. 
Na dança curta este par obteve uma nota de 60.95pts que os colocou no quarto lugar nessa fase. A primeira sequência de Cha Cha (5.09pts) e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam (8.67pts) foram classificados com o nível 3. A figura de elevação (5.79pts) e a segunda sequência de obrigatória de Cha Cha (5.77pts) foram de nível 4. No entanto os twizzles apenas foram de nível 2 e pontuaram 5.54pts. Durante a transmissão da prova apareceu a indicação que os twizzles tinham atingido o nível 4 mas o elemento foi revisto e o controlador técnico acabou por atribuir apenas o nível 2. Eu estive a rever o vídeo da prova e sinceramente não sei explicar essa mudança na atribuição do nível. Pelo vídeo pareceu-me que os critérios do nível 4 tinham sido cumpridos. Em termos de segmentos dos componentes, as médias conseguidas por este par foram de 7.54 na perícia, 7.29 nas transições, 7.64 na performance, 7.54 na composição e 7.61 na interpretação da música.
Na dança livre Sofia e Igor ficaram com uma nota de 84.90pts. Os twizzles (8.14pts), as figuras de elevação (total de 11.66pts) e o peão (6.54pts) atingiram o nível 4. A sequência de passos em serpentina foi de nível 3 e conseguiu 8.20pts. Os elementos coreográficos apresentados foram um twizzle (2.00pts) e uma elevação (2.20pts). Nos segmentos dos componentes as suas médias foram de 7.57 na perícia, 7.54 nas transições, 7.79 na performance, 7.82 na composição e 7.75 na interpretação da música. 
Tanto na dança curta como na livre houve alguma discórdia entre os juízes no que diz respeito aos componentes. Na dança curta, no segmento de perícia as notas balizaram-se entre 6.75 e 8.00. No segmento de interpretação da música as notas estiveram entre 6.50 e 8.25. Na dança livre aconteceu algo semelhante nos segmentos de perícia e transições. 

Vídeos

Skoptcova & Aleshin
Dança curta

Dança livre

Gala

Carreira & Ponomarenko
Dança curta

Dança livre

Gala

Ushakova & Nekrasov
Dança curta

Dança livre

Gala

Lajoie & Lagha
Dança curta

Dança livre

Gala

Shevchenko & Eremenko
Dança curta

Dança livre

Green & Green
Dança curta

Lewis & Bye
Dança livre

Schwendinger & Wunderlich
Dança livre

Sem comentários:

Enviar um comentário