segunda-feira, 21 de maio de 2018

Ainda a propósito do filme "Lyod"...

Olá a todos e bem-vindos ao blogue  :)


No dia 16 de Maio disponibilizei um post a recomendar o filme russo "Lyod" pois a patinagem artística no gelo é um elemento fulcral da história. 

Podem ver este post aqui: http://magiageladapatinagememportugues.blogspot.pt/2018/05/lyod-um-novo-filme-destacar-patinagem.html

"Lyod" tem feito muito sucesso na Rússia e entretanto têm sido transmitidas várias reportagens sobre o filme. 

Reportagem 

Neste vídeo podem ver alguns momentos da chegada de público a salas de cinema para ver o filme mas há mais. Um dos aspectos mais interessantes desta reportagem tem a ver com as declarações do realizador Oleg Trofim. Ele referiu que uma das inspirações para o filme foram as lesões que ocorrem na disciplina de pares. A partir do minuto 5:49 são mostradas imagens de um dos acidentes mais marcantes da categoria de pares durante uma competição: a queda de Tatiana Totmianina e Maxim Marinin durante uma figura de elevação no programa livre do GP Skate America 2004. A este propósito, o jornalista foi entrevistar Tatiana Totmianina pois ela conseguiu ultrapassar esta lesão e chegou ao título olímpico em 2006 com o seu parceiro Maxim Marinin. Maxim passou por um mau bocado porque ficou muito afectado psicologicamente com o sucedido e demorou muito tempo a recuperar a confiança. Este evento real encontrou paralelismo neste filme. 

Vídeo do acidente de Totmianina & Marinin no GP Skate America 2004

Nesta reportagem dá para ver outro momento que é reminiscente da vida real. A partir do minuto 2:00 da reportagem podem ver-se os fatos utilizados pelos protagonistas em cenas do filme. Esse fatos fazem lembrar as roupas usadas pelo par Tatiana Volosozhar & Maxim Trankov para o programa curto na temporada 2013/2014 que os consagrou como campeões olímpicos em Sochi.

Programa curto de Volosozhar & Trankov em Sochi 2014

A partir do minuto 6:24 da reportagem é possível ver algumas grandes estrelas que marcaram a patinagem artística a nível mundial: Julia Lipnitskaya, Alexey Yagudin e Irina Slutskaya.
Para quem não sabe, Julia tem abraçado o papel de comentadora no canal Telesport e têm-se saído muito bem. 
Esta é uma boa desculpa para rever programas destes patinadores. 

Programa livre de Julia Lipnitskaya nos campeonatos da Europa 2014 

Exibição de Alexey Yagudin nos Jogos Olímpicos 2002

Programa curto de Irina Slutskaya nos Jogos Olímpicos 2006

Tanto Lipnitskaya, Yagudin como Slutskaya tiveram de lidar com problemas graves de saúde durante a sua carreira mas lutaram para ultrapassá-los. 

No post anterior mencionei uma sequência do filme que muita gente associou ao clube Sambo 70 onde se destaca a treinadora Eteri Tutberidze (responsável pelo desenvolvimento de Julia Lipnitskaya, Evgenia Medvedeva e Alina Zagitova). No vídeo da reportagem não falta a referência a este clube. Podem vê-la a partir do minuto 4:44. 

Espero que tenham gostado deste post. Se entretanto tiverem oportunidade de ver o filme, não se esqueçam de deixar aqui um comentário sobre se gostaram. 

Até à próxima! 







Sem comentários:

Enviar um comentário