quarta-feira, 16 de maio de 2018

"Lyod" - Um novo filme a destacar a patinagem artística no gelo

Olá amigos :)

Bem-vindos de volta ao blogue.

O post de hoje é dedicado ao cinema. 

Depois do sucesso do filme "Eu, Tonya" a nível mundial, recebi algumas mensagens a pedir sugestões de filmes em que a patinagem artística esteja em destaque. 

Então cá vai uma sugestão.

No dia 14 de Fevereiro de 2018 estreou o filme russo "Lyod" (o título em português significa gelo). Este filme mistura o romance, o drama, estilo musical e um pouco de comédia. A história é totalmente ficcional ao contrário do "Eu. Tonya". A personagem principal chama-se Nadya Lapshina e é interpretada pela jovem actriz Aglaya Tarasova. Os outros actores principais são Alexander Petrov que dá vida à personagem Alexander Gorin e Milos Bikovic que interpreta o papel de Vladimir Leonov. A permissa da história é simples: Nadya formou parceria com o conceituado patinador Vladimir Leonov e tudo parece perfeito dentro e fora das pistas de gelo até que um dia… Para saberem mais terão de ver o filme :) 
O filme conta uma história de superação mas também de amor. A química entre os protagonistas foi tão boa que passou para a vida real e Aglaya Tarasova e Milos Bikovic iniciaram uma relação.


Poster oficial do filme

Video de um dos trailers do filme

Aglaya Tarasova revelou-se uma excelente escolha para protagonista devido ao facto de já ter algumas noções básicas de patinagem. Aglaya participou no programa "Lednikoviy Period" como convidada e aprendeu alguns movimentos básicos graças à sua parceria com Alexey Tikhonov (campeão mundial de pares na temporada 1999/2000 com Maria Petrova). Nas gravações do filme a actriz contou com a ajuda de Katerina Gerboldt. (terceira classificada nos campeonatos nacionais da Rússia na temporada 2008/2009 na categoria de Senhoras e quarta classificada nos campeonatos da Europa em 2010/2011 na categoria de pares com Alexander Enbert). 


A actriz Aglaya Tarasova com o patinador Alexey Tikhonov

O filme foi um enorme sucesso de bilheteira na Rússia e recebeu muita atenção da imprensa. Em termos internacionais, o filme "Lyod" estreou na China, Cazaquistão, Lituânia, Estónia e Alemanha. Infelizmente não encontrei qualquer data de exibição em Portugal ou no Brasil. Talvez consigam encontrar um link para assistirem ao filme na internet com legendas em inglês.

As filmagens decorreram essencialmente em Moscovo mas também passaram pelo lago Baikal e pelo complexo olímpico onde decorreram os Jogos de Inverno de Sochi em 2014.

Há uma sequência no filme que despertou a atenção por ter sido entendida como uma indirecta ao clube Sambo 70 e ao grupo de Eteri Tutberidze. Se foi deliberado ou não só os argumentistas saberão. Eu penso que essa referência é um bocado forçada pois em qualquer academia em que se ensinem jovens patinadores pode ocorrer algo semelhante. Essa sequência pode ser vista neste clip no youtube



Mas há uma referência óbvia no filme que saltou logo à vista. É que há uma parte no filme em que dois personagens têm fatos muito parecidos com os que Tatiana Volosozhar & Maxim Trankov envergaram no programa curto na temporada 2013/2014. 

Aqui ficam mais uns vídeos a propósito deste filme para quem tiver curiosidade.


Videoclip da principal música da banda sonora do filme

Reportagem sobre a estreia do filme em Moscovo

Aglaya Tarasova e Milos Bikovic no maior talk-show da tv russa. São mostradas algumas imagens do filme.








Sem comentários:

Enviar um comentário